top of page

Coronel Ana Paula Habka é nomeada comandante-geral da PMDF e instituição ganha destaque por ter mais mulher na liderança




O comando-geral da PMDF passou, nesta terça-feira (09/01), a ser liderado pela coronel Ana Paula Barros Habka, a segunda mulher a assumir o comando da corporação no DF.


Em seu primeiro pronunciamento como Comandante-Geral, a coronel disse:


“É uma grande honra estar à frente dessa valorosa instituição. Vamos seguir cumprindo a missão de oferecer à população do Distrito Federal MUITO MAIS QUE SEGURANÇA, com o compromisso na manutenção da Lei e da Ordem, servindo, protegendo e prezando sempre por uma política de proximidade e respeito com a sociedade". (coronel Ana Paula Barros Habka)

Habka exercia a função de subcomandante-geral da PMDF desde 18 de agosto de 2023. Antes, era chefe do Departamento de Gestão de Pessoal.


A coronel é uma pessoa bastante querida pela CABE, participando no ano passado de vários eventos promovidos, como a caminhada em prol do Setembro Amarelo, o evento Outubro Rosa, e acompanhando o Ex-Comandante-Geral coronel Adão Teixeira à sede da associação no evento em apoio à campanha de combate ao feminicídio e a violência contra mulher da SSP/DF (#NãoAoCovarde), ocasião em que o secretário Sandro Avelar esteve conhecendo nossas instalações.





A presidente da CABE PMDF, coronel Maria Costa, exaltou a nomeação da nova comandante, destacando o quanto o Distrito Federal ganha em notoriedade no Brasil por ter duas mulheres fortes exercendo o comando-geral das principais instituições militares da capital (PMDF e CBMDF).


"Tivemos primeiramente a coronel Sheyla, que foi um grande passo, e agora a PMDF passa a ser comandada por uma segunda mulher, a coronel Ana Paula, conhecida por sua competência, conhecimento, comprometimento e trajetória. Estamos muito felizes com essa conquista e a parabenizamos pela nomeação! Juntamente com a coronel Mônica no Corpo de Bombeiros, o DF dá um importante recado para todo o país: que a mulher pode estar e chegar onde a sua força e competência permitirem". (coronel Maria Costa)

Em sua trajetória na PMDF a oficial já atuou como Comandante da Companhia do Batalhão de Operações Especiais, Ajudante de Ordem do Comandante Geral da PMDF, Chefe de Segurança da Vice Governadoria da Casa Militar do Distrito Federal, Comandante do 7º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal, Chefe da Seção de Movimentação da Diretoria de Pessoal Militar, Juíza Militar na Auditoria Militar do Distrito Federal, Chefe da Divisão Administrativa e Subcomandante do Colégio Militar Tiradentes, Chefe da Seção de Cadastro e Assentamentos da Diretoria de Pessoal Militar, Diretora de Pessoal Militar, Chefe do Departamento de Gestão de Pessoal, Chefe do Estado-Maior e Subcomandante-Geral.


No currículo, ela também acumula medalhas e condecorações como a Medalha Mérito Alvorada; Medalha do Mérito Segurança Pública do Distrito Federal; e a Medalha Mérito Paz no Trânsito.



319 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page