top of page

Quando a tristeza demora a passar, pode ser depressão


Estamos no mês de setembro, e a Campanha Setembro Amarelo traz a pauta da importância dos cuidados com a saúde mental. Agir em prol da prevenção ao suicídio, é com certeza adotar uma postura pela valorização da vida.


Tudo nessa existência acontece por meio de processos, nada acontece inesperadamente, por isso é necessário estar atento aos sinais  que atuam como bússolas para nos mostrar quando é o momento de pedir ajuda.


A intensidade, a duração e o impacto das emoções são as principais diferenças entre tristeza e depressão, mas existem outras características que podem auxiliar nessa diferenciação. 


O psicólogo da Clínica CABE Saúde Mental, Rogério Gurgel explica que a depressão é um transtorno mental que afeta principalmente o humor, a cognição, assim como o comportamento de um indivíduo. 


Ele ressalta que se trata de um transtorno multifatorial, ou seja, ocorre devido a diversos fatores, e que a depressão sofre influências biológicas, comportamentais e sociais.


Gurgel destaca que é preciso entender que a tristeza é uma emoção temporária, a depressão vai além da tristeza e pode durar semanas, meses e até anos.


Os sinais de depressão também se apresentam como mudanças de comportamento de forma repentina, oscilações de humor, agressividade excessiva, isolamento social, e a dificuldade de interação com o meio. 


Diante da rotina cada vez mais corrida, do imediatismo das conversas por meio de aplicativos, dos padrões de beleza e de vida, muitas vezes utópicos, que são expostos diariamente nas redes sociais, as pessoas acabam se distraindo e ignorando os sinais de que é necessário pedir ajuda.


“Buscar ajuda é imprescindível para o equilíbrio das emoções, e tanto o psiquiatra quanto o psicólogo são importantes no processo, vale lembrar que existem situações tão complexas que apenas a terapia não tem eficácia, e se faz necessário a administração de medicamentos, por isso nós da CABE temos essa preocupação, e trabalhamos de forma transdisciplinar”.


Todos passamos por momentos desafiadores, desafiar a dor, não é um processo fácil. E por isso, diante desse desafio, é necessário força, para admitir o momento de fragilidade, humildade para pedir e receber ajuda, coragem para mostrar a vulnerabilidade diante dos desafios da vida. Amor e fé para se acolher e aceitar que o forte também cai, mas sempre se levanta, mais forte!


Tendo em vista a importância do cuidado com a saúde mental, A CABE criou a Clínica CABE Saúde Mental, que trabalha com uma excelente equipe formada por cinco psicólogos e uma psiquiatra, todos prontos para acolher a família PMDF.


Mais benefícios,

Mais qualidade de vida,

Mais CABE pra você!


Foto: Marcelo Camargo/ ABr

191 visualizações1 comentário

1 Comment


Guest
Sep 04

É a vida prega peças que muitas das vezes nos pegar de supresa

Like
bottom of page