top of page

Presidente da CABE discursa em evento de comemoração ao Dia da Policial Militar Feminina



Na manhã desta sexta-feira (30) a PMDF realizou um evento em homenagem ao Dia da Policial Militar Feminina do Distrito Federal, comemorado hoje, dia 1° de Julho.


A data se referencia ao ingresso da primeira turma de mulheres na instituição, em 1º de julho de 2023.



1ª turma de Policiais Militares Femininos do Distrito Federal
1ª turma de Policiais Militares Femininos do Distrito Federal


A presidente da CABE, a coronel Maria Costa, foi convidada a compartilhar a sua trajetória e o pioneirismo da primeira turma do CPFEm com a plateia, formada praticamente de mulheres.



Maria Costa fez questão de citar curiosidades de como foi a apresentação pessoal, o alojamento, primeiros socorros, ocorrências envolvendo mulheres, crianças e idosos, policiamento ostensivo, armamento e radiopatrulhamento. O curso contribuiu para a ampliação de oportunidades e mudança de quadros, quebrando paradigmas.





“As coisas mudaram na Corporação, agora podemos alcançar postos de comando" (coronel Maria Costa).




Na cerimônia a Coronel Ana Paula Barros Habka (Chefe do Estado-Maior) destacou que as mulheres são capazes de cumprir qualquer missão, com coragem e superando seus limites.


“Nenhum desafio é grande demais, a mulher pode trabalhar onde ela quiser” (coronel Ana Paula Barros Habka).




O Comandante-Geral da PMDF, coronel Klepter Rosa Gonçalves, retratou também a enorme satisfação em celebrar a marca histórica de 40 anos da presença feminina na Corporação.


“Elas contribuem de forma ímpar para moldar o futuro de nossa corporação, e nós devemos continuar trabalhando para promover a igualdade, reconhecendo sempre o valor de vocês mulheres para a Polícia Militar do Distrito Federal”, ressaltou (coronel Klepter Rosa Gonçalves).

O Tenente-coronel Gisleno (Chefe da Capelania Evangélica da PMDF) também proferiu belas palavras no Auditório do CMT. Segundo ele, as mulheres, desde sempre, possuem grandes desafios, e são virtuosas. Conseguem obter vitórias profissionais merecidas em um ambiente predominantemente masculino, fazendo a diferença. “São inúmeros desafios que somente a mulher pode fazer, no contexto dela. Maternidade, casamento, papéis sociais. Gratidão a Deus por ver essas mulheres na Corporação. Peço a Ele que as fortaleça”, finalizou.





A solenidade também contou com a palestra da Doutora Mariana Queiroz Aquino, Juíza Federal da Justiça Militar, com o tema “Proteção Jurídica à Mulher Militar”. Ela contou que, no começo, sentiu-se diminuída, desmoralizada e sofria muito preconceito enfrentando o machismo diariamente.


“A equipe não me respeitava, sempre me julgava por eu ser mulher. Isso me marcou muito”, destacou (dra Mariana Queiroz Aquino).




O chefe da Capelania Evangélica da PMDF, tenente-coronel Gisleno, destacou a jornada de desafios que as mulheres sempre tiveram. Segundo o capelão a mulher é virtuosa e consegue obter vitórias profissionais merecidas em um ambiente predominantemente masculino, fazendo a diferença.


“São inúmeros desafios que somente a mulher pode fazer, no contexto dela. Maternidade, casamento, papéis sociais. Gratidão a Deus por ver essas mulheres na Corporação. Peço a Ele que as fortaleça”, finalizou.

A CABE nesta data celebrativa exalta o pioneirismo e a bravura da primeira turma, e com muito orgulho parabeniza o avanço das mulheres nos cargos, funções e responsabilidades da corporação. Essa trajetória trouxe humanização, equilíbrio e um novo capítulo na história da segurança pública da capital.

204 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page