top of page

PMDF realiza formatura para 1ª turma de policiais femininas

Em referência ao texto escrito por Kelly Marques / PMDF




Na tarde de ontem (14/12), a Polícia Militar do Distrito Federal homenageou a primeira turma de policiais femininas do Distrito Federal. O evento de homenagem as veteranas ocorreu no pátio de formaturas da Escola de Formação de Praças (CEPOM).


Estiveram presente na solenidade o Comandante Geral da Policia Militar do Distrito Federal, coronel Fábio Augusto Vieira, a Comandante da Academia de Polícia militar de Brasília, Karla Cristian Rodrigues de Menezes presidindo a solenidade e as veteranas homenageadas, entre elas a Coronel veterana Maria Costa, presidente da CABE PMDF, e a sargento Edna Lúcia.





A PMDF é uma das instituições mais antigas do Brasil sendo instituída antes mesmo da formação da República. Contudo, permaneceu exclusivamente masculina até 1º de julho de 1983. Essa data marcou o ingresso da primeira turma de mulheres nas fileiras da corporação, quando foram promovidas a soldado de 1º classe no dia 09 de dezembro de 1983.




Mulheres essas engajadas em promover a segurança e o bem-estar social por meio da prevenção e repressão imediata da criminalidade e da violência, pautadas sempre nos direitos humanos e na participação comunitária.


Em ambiente antes exclusivamente masculino, somente a partir de 1985 tornou-se possível o ingresso de mulheres ao oficialato da instituição e, após quase quatro décadas existem policiais femininas nas mais diversas especialidades, desempenhando funções de comando e gestão, o que representa a democratização e modernização da estrutura institucional, confirmando que as mulheres possuem mais que capacidade para ocupar todos os cargos militares.


Hoje, o efetivo feminino na PMDF é composto por cerca de 1.100. Quase quatro décadas se passaram desde a inclusão da primeira mulher na Polícia Militar do Distrito Federal e o número está cada vez maior, demonstrando a competência e dedicação ímpar de servir à sociedade.





Essas destemidas guerreiras e valorosas mulheres entregaram as suas vidas ao sacrifício em prol da sociedade, além de serem exemplares profissionais.


"A PMDF agradece e parabeniza às policiais femininas do Distrito Federal pela dedicação e empenho nas missões a elas atribuídas".

436 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page