top of page

Mortalidade por câncer de mama no Brasil continua elevada. Entenda mais e saiba como se prevenir.


Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Dados do INCA indicam que 65% das mulheres identificam o câncer de mama casualmente e 35% por meio do autoexame mensal. Mas as taxas de mortalidade por câncer de mama no Brasil continuam elevadas e um dos motivos é que a doença ainda tem sido diagnosticada em estágios avançados.


A comunidade médica defende que se diagnosticado antes e tratado oportunamente, esse câncer pode ter cura. É por isso que no mês de outubro há um grande movimento de comunicação para alertar sobre esse silencioso vilão.


Os sinais ou sintomas que devem chamar para uma investigação médica são:

- Caroço na mama

- Inchaço em parte do seio

- Irritação ou irregularidade na pele da mama semelhante à casca de laranja

- Dor ou inversão do mamilo

- Vermelhidão ou descamação da pele da mama ou do mamilo •Saída de secreção (que não seja leite) pelo mamilo

- Caroço na axila


Hábitos saudáveis ajudam em muitas situações, evitar fatores de risco também, mas a prevenção é a melhor maneira de mantê-lo distante. Para tanto, as mulheres devem estar atentas às mamas (autoexame mensal), fazer a mamografia e manter o contato regular com o médico.


A CABE oferece atendimento médico gratuito para os associados e dependentes todas as segundas-feiras no horário vespertino. Para ser atendida, basta agendar previamente em nosso call center. Para os exames, temos convênios com laboratórios, clínicas e médicos especialistas.

87 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page