O Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), é um dos mais relevantes pólos econômicos do Distrito Federal, sendo responsável por 57% da arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Pelo local circulam diariamente cerca de 300 mil pessoas, entre trabalhadores, empresários e visitantes que buscam os serviços das mais de 4 mil empresas instaladas na região. O último dado divulgado pela Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), realizada em 2021, era de 1.737 pessoas residindo na região administrativa, atualmente esse número cresceu, e pode estar próximo de 3 mil moradores.
A região é tão nova quanto seu administrador. O SIA acaba de completar 19 anos e desde fevereiro, está sob a administração de Bruno Oliveira, que no auge de seus 40 anos acumula experiências tanto administrativas, quanto de cunho jurídico.
Para Bruno o conhecimento adquirido como bacharel em Direito é fundamental na atuação no Poder Executivo local, tendo em vista que lhe dá base para tomada de decisões, com garantia de que todas as suas ações estejam em conformidade com a legislação vigente.
“A minha formação proporciona uma compreensão profunda das leis e regulamentos que governam a administração pública. Além disso, habilidades adquiridas no ofício da advocacia, como a capacidade de argumentação, análise crítica e resolução de conflitos, são essenciais para enfrentar os desafios diários da gestão pública”.
Bruno enveredou para o lado da administração pública, por acreditar ser essa uma forma poderosa de contribuir diretamente para o desenvolvimento da comunidade e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. E ressalta que a administração pública oferece a oportunidade de implementar políticas e projetos que têm um impacto positivo, real e imediato na sociedade como um todo.
“Meu entusiasmo por servir a comunidade e meu desejo de fazer a diferença me levaram a seguir este caminho”.
As experiências adquiridas em outras gestões e o foco no futuro são os alicerces que norteiam o trabalho de Bruno à frente do SIA. Como administrador ele ressalta a importância do reconhecimento do potencial econômico da região.
“Especialmente no que diz respeito ao aumento do ICMS local. Focar no fortalecimento do setor empresarial é necessário para fomentar o emprego e a geração de renda local. Considero importante criar um ambiente propício para o crescimento das empresas incentivando a inovação, a competitividade e a capacitação profissional".
Além do ambiente empresarial, também há na região a sede do Centro de Progressão Penitenciária (CPP), uma questão delicada, que Bruno busca tratar com toda cautela necessária.
“A questão da retirada do Centro de Progressão Penitenciária do SIA é complexa e envolve diversos fatores, incluindo segurança pública, planejamento urbano e políticas de reintegração social. Estamos em constante diálogo com as autoridades competentes para avaliar as melhores soluções possíveis, sempre visando o bem-estar da comunidade”.
Em relação a essa demanda, Bruno destaca que empresários da região têm manifestado interesse em transformar o espaço ocupado pelo CPP em algo que beneficie diretamente a região, como uma escola.
Ao ser questionado sobre como recebeu o convite para assumir a administração do SIA, Bruno fala de honra e reconhecimento.
“Receber o convite para assumir a administração do SIA foi uma honra e uma grande responsabilidade. A região desempenha um papel significativo na economia do DF, e ter a oportunidade de contribuir para seu desenvolvimento é uma tarefa que encaro com seriedade e entusiasmo. Sentir que minhas experiências e habilidades foram reconhecidas para liderar uma área tão importante me trouxe um senso de dever e motivação para trabalhar arduamente em prol do progresso e crescimento do SIA”.
Comments