top of page

Evento celebra os 41 anos da presença feminina da PMDF


Como não poderia deixar de ser, os 41 anos da presença feminina na PMDF foram celebrados com muita emoção, com direito a bolo, discursos e lembranças dos tempos  de CPFem.


O restaurante da CABE foi o local do encontro das três primeiras turmas, 1º  CFSd Fem, de 1983; 2º  CFSd Fem de 1984 e 3º CFSd Fem de 1986. 

A alegria tomou conta do evento, momentos de reencontros e recordações. Muitas se reconheceram nas fotos que eram exibidas em vídeo. E claro, ao som da Turma do Balão Mágico.


A presidente do conselho de administração da CABE,  Coronel Maria Costa foi aluna da primeira turma e se alegrou em rever tantos rostos queridos.


“Eu estou muito feliz, eu nunca tinha visto tantas pioneiras juntas. Vocês estão de  parabéns”.


Maria Costa relembrou com muita emoção as lutas traçadas por elas, em especial, a batalha que garantiu às mulheres o mesmo direito dos homens de poder ascender até o posto mais alto da corporação, o de Coronel. 


“Nós nunca quisemos o lugar dos homens. Em 1998, nós batalhamos e tivemos nosso direito conquistado. E hoje me alegra muito ver a segunda mulher no comando geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros”.


Grandes histórias são escritas por muitas mãos. E além das mulheres, que foram as primeiras a adentrar um universo tão masculino, como o militarismo, também receberam homenagem os homens que fizeram parte de toda uma rede de apoio.



O evento contou com a presença do Sargento Suélio e Sargento Silva que dirigiam o micro- ônibus e levavam as policiais para o trabalho ostensivo, em regiões delimitadas. Elas trabalhavam na  Rodoviária do Plano Piloto,  no Aeroporto de Brasília, na Rodoferroviária, no Conjunto Nacional e no Park Shopping.


Também foram homenageados os profissionais que auxiliaram na formação dessas mulheres. Na  época, o Segundo Tenente, hoje, promotor Dr. Getúlio Alves de Lima, o Tenente RR José Nazário da Silva, o Major RR Trajano Antônio da Silva e o Capitão RR Otávio Manoel de Jesus.


Também foram relembrados os nobres comandantes que ajudaram a forjar essas mulheres para servir à comunidade brasiliense.


Foram homenageados in memoriam, o primeiro comandante da CPFem, então Capitão Sousa  Pinto, o primeiro Subcomandante da CPFem, na época, Primeiro Tenente Azevedo, nas pessoas de suas filhas, Fernanda Souza Pinto e Renata Azevedo,


Recebeu homenagem póstuma, a Major Maria do Carmo Borges, integrante da primeira turma, na pessoa de sua filha Lorena Borges. 


Prestigiaram o evento, Coronel Elisson, Diretor do Diretoria de Veteranos e Pensionistas e Civis (DVPC) e a Tenente Coronel Lucy, vice-diretora da DVPC.

 

A Coronel Karla Cristian Rodrigues de Menezes, Chefe do DEC reconheceu o papel dessas mulheres e confessou que quando era pequena e via as policiais militares nas ruas, ela tinha certeza que era aquilo que ela queria para a vida dela.


“Eu vejo aqui rostos de mulheres que superaram as dificuldades, que contribuíram grandemente para a Polícia Militar . Senhoras, como diz a Coronel Maria Costa, não é comparando homens e mulheres, de maneira alguma, eu só quero sempre a bandeira de que nós somos todos necessários, homens e mulheres. Mas quando vemos essas fotos, reconhecemos que as senhoras têm uma grande responsabilidade por serem o modelo de inspiração daquelas que vieram depois. Falo por mim”.


A CABE agradece a presença de todas as pioneiras que estiveram no evento e parabeniza essas mulheres, pelos 41 anos de honrosa caminhada na PMDF.



Confira as fotos do evento:




218 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page