top of page

Dia Mundial da Síndrome de Down


A data de hoje (21/3) é utilizada para marcar o Dia Mundial da Síndrome de Down. Ela foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012 para promover a conscientização global e garantir que os indivíduos com a síndrome tenham as mesmas oportunidades que todas as pessoas.


A síndrome de Down é uma alteração genética descrita como tal há 150 anos. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.


As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.


A mensagem mais importante desta data é o esclarecimento que a síndrome de Down não é uma doença, mas uma condição da pessoa associada a algumas questões para as quais os pais devem estar atentos desde o nascimento.


É importante que todos saibam que a pessoa com Sïndrome de Down é capaz de sentir, amar, aprender, se divertir e trabalhar. Ela poderá ler e escrever, deverá ir à escola como qualquer outra criança e levar uma vida autônoma. Em resumo, ele poderá ocupar um lugar próprio e digno na sociedade.

50 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page