O domingo começou cedo no estacionamento 11 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, com a concentração para a 2ª Caminhada CABE Setembro Amarelo, em alusão a campanha Setembro Amarelo, momento do ano em que se enfatiza a importância dos cuidados com a saúde mental.
Além dos associados da CABE, estavam reunidos no local pessoas da sociedade civil, grupos de corredores, grupos de caminhadas, e os alunos do projeto social do 11º BPM.
A Comandante-geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros esteve presente no evento e destacou a importância da ação para a família PMDF.
“Desde que a gente assumiu o comando, estamos trabalhando a pauta da saúde mental do policial militar. É muito importante a CABE estar proporcionando esse cuidado, sempre em parceria com a PMDF, em prol do nosso policial. E também mostrar que a vida é importante, e nós estamos do lado, ninguém está sozinho e ninguém larga a mão de ninguém”.
Outro grande parceiro da CABE, o administrador do SIA, Bruno Oliveira também esteve presente.
“Eu quero agradecer pelo convite, a gente tá aqui em comemoração ao Setembro Amarelo, que levanta uma pauta importante, que é o combate ao suicídio, a depressão é uma das principais causas, uma doença silenciosa, então precisamos ficar atentos. Quero parabenizar a CABE por mais essa iniciativa”.
O Governo do Distrito Federal (GDF) esteve representado na pessoa da Secretária Executiva de gestão e estratégia da Secretaria de Governo do GDF, Sueli Rodrigues.
“Estou aqui representando não só o Secretário José Humberto, mas o governador Ibaneis Rocha porque esse evento é de suma importância para a saúde mental, para o equilíbrio, para acompanhar e ajudar todo policial militar que é tão importante para a população do Distrito Federal”.
O evento teve início com a fala da Presidente da CABE, Coronel Maria Costa, que em breve palavras deu as boas-vindas e agradeceu pelas presenças.
“Hoje como presidente da CABE, a maior entidade que trabalha para beneficiar a PMDF, é uma alegria realizar a segunda caminhada CABE Saúde Mental. Esse é um tema que precisa ser abordado, porque a depressão é uma doença que nos aflige, nos impede de fazer, realizar e trabalhar”.
Depois que todos estavam devidamente aquecidos, a caminhada teve início rumo ao SIG, onde está a futura sede da Clínica CABE Saúde Mental.
Ao chegar a Clínica CABE Saúde Mental todos foram recebidos pelos parceiros: Brasil Veículos; Hospital de Olhos DF; Demacol; Colégio Biangulo; Hospital Santa Marta; Odontogrup; Ctesk; Sicoob DF Mil e Ilma Bertunes.
Na ocasião, houve o pré-lançamento da clínica, com a presença do corpo médico.
Em sua fala, Maria Costa destacou que a sede será mais um ponto de acolhimento e apoio para a PMDF, assim como para as demais forças de segurança e a sociedade como um todo.
“Esse é um momento de muita alegria para nós. A saúde mental é um dever mais que estratégico, porque a gente foi aprendendo na prática, eu como presidente da associação, junto com a equipe, nós vimos que precisávamos fazer algo. E em 2021, começamos com uma psicóloga, em 2023 já éramos uma clínica. E a nossa alegria hoje é de estarmos perto de inaugurar essa clínica, e assim termos condições de atender melhor o nosso associado”.
A Coronel Ana Paula parabenizou a ação e agradeceu o trabalho colaborativo que a CABE desempenha junto a família PMDF.
“Quero agradecer a CABE a todos que colaboraram para o dia de hoje. Parabéns, Hoje é um dia de gratidão, de agradecimento, a você Maria Costa, a tudo que você faz pela corporação”.
Um grupo de quarenta crianças, alunos do projeto social desenvolvido pelo 11º BPM, de Samambaia, também caminharam pela vida. O Subtenente Roberto Andrade conta que o nome do projeto de futebol é “Formando Cidadãos”.
“ A gente atua com crianças carentes que em sua maioria têm contato com situações de risco. Ao todo são 180 alunos no projeto. Um projeto da polícia militar, com a intenção de interagir com a sociedade. E hoje nós pegamos 40 alunos para terem essa experiência no parque e fazer a alusão ao sentido do Setembro Amarelo”.
As psicólogas da Clínica CABE Saúde Mental, Fernanda Souza Pinto e Dilene Melo acreditam que a ampliação do serviço com a nova sede trará benefícios apara a família PMDF
" Esse trabalho é muito importante para que o policial seja assistido. na sua saúde mental e tenha com quem contar, porque muitas vezes ele se acha sozinho, mas ele não está sozinho, pode contar conosco, estamos aqui na CABE para atendê-los", destacou Dilene.
Fernanda também falou sobre a importância da iniciativa da CABE, de continuar com projeto de saúde mental do policial militar.
"Policial e familiares, estamos aqui juntos para apoiar, e prestar o serviço com ética e profissionalismo".
O subtenente Pinheiro é associado da CABE desde 1980, e elogiou a segunda edição da caminhada.
“ Eu amo o trabalho que a CABE faz, principalmente na área de saúde mental, que é o grande problema que nós enfrentamos, inclusive eu enfrento esse problema, e isso me trouxe para cá hoje. E também para incentivar. Eu vim com a camisetinha do meu filho que tem a síndrome do espectro autista, e queria também pedir para a comandante para que tivesse uma grande caminhada com os autistas, com os pais, avós de autistas, todos juntos em prol dessas pessoas que precisam”.
A maior presença era de associados da CABE, porém o evento rompeu barreiras e conseguiu ser notado pelos frequentadores do parque. Durante o momento de concentração, muitos pediram para participar do ato.
E tantos outros souberam da ação por meio das redes sociais. A técnica em enfermagem, Judilene da Silva, apesar de não ser associada e não ter ligação com a PMDF participou do evento em apoio a causa levantada.
“Eu vi o evento na internet, e eu achei muito importante porque eu sou técnica em enfermagem e pertenço a uma classe muito grande que também está adoecida, tanto quanto a segurança. Eles combatem o crime e nós recebemos os pacientes que eles atenderam. Acaba que nós enfermeiros também temos acesso a todas essas histórias, e aquilo fica com a gente. Então a gente precisa falar, a gente precisa estar ali, um segurando na mão do outro, porque falar cura ,e quando a gente não fala a gente adoece”.
A CABE agradece a presença de todos no evento e enfatiza que ação tem o objetivo de ressaltar a valorização à vida, assim como salientar a importância dos cuidados com a saúde mental.
Mais benefícios,
Mais qualidade de vida,
Mais CABE pra você!
Comments