A tarde desta terça-feira (20), foi de emoção e reconhecimento para alunos de escolas cívico-militares do Distrito Federal, que participaram do concurso de redação e poesia da Polícia Militar do Distrito Federal, e conquistaram os três primeiros lugares na competição.
A cerimônia de premiação ocorreu na Biblioteca Nacional, local escolhido pela corporação, para destacar a importância dos estudos e do hábito da leitura.
A Tenente-Coronel Renata ressaltou durante a fala a escolha do local para a entrega das medalhas e dos prêmios.
“Nós escolhemos esse lugar, a Biblioteca Nacional de Brasília, exatamente por representar o local, que hoje é tão pouco frequentado pela nossa sociedade. A gente lê tão pouco e gasta tanto tempo com outras coisas”.
Ação de iniciativa do Batalhão de Policiamento Escolar, teve como tema, “Vozes contra o bullying”.
A Tenente-Coronel elogiou o chefe da divisão de programas sociais escolares, Major Cordeiro.
“Realmente esse evento surgiu com a ideia do Major Cordeiro. Eu te agradeço imensamente. Eu sempre falo que você é a pessoa que tem o espírito, realmente dessa divisão. Que consegue entender a pluralidade da escola e não foge de nenhum desafio”.
O principal objetivo do projeto é criar um local de reflexão em busca da construção de um ambiente escolar mais seguro, fomentando dentro das salas de aulas o diálogo sobre condutas que devem ser caracterizadas bullying e cyberbullying e suas manifestações que também envolvem agressões físicas, verbais, psicológicas e injúrias.
Alunos do ensino fundamental e ensino médio, de escolas de gestão compartilhada cívico-militares, estiveram presentes. O início da cerimônia contou com a apresentação da banda do Centro Educacional 308 do Recanto das Emas.
Logo em seguida, alunos e alunas começaram a ser chamados até o palco. Eram aqueles que tinham se destacado não só pela escrita, mas principalmente pelo olhar crítico e pela sensibilidade diante de um tema, que muitos já podem ter sido vítimas.
Os textos que foram lidos, falavam de mágoas, tristezas, vergonha, de desesperança...falavam das diversas violências sofridas pelo bullying, e deixavam uma mensagem: "brincadeira que não nos faz rir, brincadeira que nos faz chorar, não é brincadeira".
Entre os apoiadores da iniciativa pioneira dentro da PMDF, está a CABE, representada pela pessoa da Presidente Coronel Maria Costa.
A Comandante-geral da PMDF, Coronel Ana Paula Barros, agradeceu o apoio recebido pela Caixa de Benefícios da PMDF
"Eu quero agradecer a nossa eterna Coronel, veterana, Maria Costa, que hoje ela é a presidente da CABE, mas deixou um legado de amor e de construção na nossa corporação. E a gente tem sempre que lembrar disso, porque aquela semente que a senhora plantou na corporação, a gente colhe até hoje. E o melhor ainda é saber que a senhora está sempre do nosso lado, que não desistiu, que ainda veste a farda. Muito Obrigada por esse apoio”.
A CABE apoia todos os eventos que fortalecem a ação da família PMDF em prol da segurança, da educação e da cultura.
Entre as autoridades presentes estavam o Secretário Executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, e a subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga e o subsecretário das Escolas de Gestão Compartilhada, Coronel Alexandre Ferro.
Comments